A VCI S A está trazendo para o Brasil, através de licenciamento, a marca Residence Club at the Hard Rock Hotel. E para esse desafio conta com os investidores Urca Capital Partners e o Itaú BBA. O modelo utilizado é a multipropriedade e a operação comercial da companhia já bateu R$ 2 bilhões em vendas e ainda tem um potencial imenso pela frente para novos recordes.
Para isso, a empresa conta com mais de dez pontos de vendas instalados em diferentes partes do Brasil, além da sua operação de vendas online, que cobre todo o território nacional e a operação itinerante, que roda o país num modelo pop-up e que hoje está indo para a sua 30ª cidade visitada. Os perfis de quem adquire essas cotas de multipropriedade são os mais variados, mas em maior parte, as famílias de 35 a 50 anos, pai, mãe e dois filhos. Em breve as primeiras unidades serão entregues no Brasil e quem está por trás desse desafio é Samuel Sicchierolli - Acionista e Membro do Conselho de Administração da VCI. Confira nessa entrevista exclusiva.
Revista Hotéis - Como o FIDC Residence Club está posicionado hoje no mercado?
Samuel Sicchierolli - Temos o orgulho de ter o primeiro Fundo de Investimentos (FIDC) voltado para o mercado de multipropriedade e o privilégio de ter bancos e investidores de primeira linha em sua participação.
R.H - A Hard Rock realiza algum investimento ou aporte financeiro nas operações da VCI?
S.S - Não, a VCI apenas licencia a marca Residence Club at the Hard Rock Hotel para o seu projeto de multipropriedade, que entre os seus investidores estão a Urca Capital Partners e o Itaú BBA.
R.H - Como foram as tratativas para trazer a marca Hard Rock Hotel para o Brasil? Como é o modelo de negócio?
S.S - Trazer uma marca desse porte para o Brasil envolve muitos aspectos, que passam pelo terreno escolhido, pela viabilidade do negócio e os aspectos socioeconômicos e culturais do país. O modelo de negócio é muito complexo, mas em resumo, ele compreende alguns pontos muito importantes, desde analisar a proposta do terreno e do destino apresentado ao projeto implantado, com todas as questões comerciais e turísticas do futuro empreendimento.
R.H - Por que optaram pelo modelo de negócios da multipropriedade para alavancar os negócios da VCI? Como se encontra o VGV da empresa e a expectativa de alcançar mais resultados nos próximos anos?
S.S - O modelo de multipropriedade ainda não é muito conhecido no Brasil e poucos oferecem produtos de luxo e alto padrão, que é o nosso core de atuação. Hoje, o sucesso do nosso portfólio de produtos (com a valorização das cotas em até 25% ao ano) confirma o que nós idealizamos anos atrás, inaugurar um segmento que enxergávamos com alto potencial. Unimos a inteligência comercial que nós desenvolvemos na companhia ao desejo do brasileiro em ter um bem escriturado dentro de um resort de padrão internacional. Em toda a história da VCI, alguns recordes internos e do mercado foram quebrados. A operação comercial da companhia já bateu R$ 2 bilhões em vendas e ainda tem um potencial imenso pela frente para novos recordes.
“O modelo de multipropriedade ainda não é muito conhecido no Brasil e poucos oferecem produtos de luxo e alto padrão, que é o nosso core de atuação”
R.H - Ao que se deve o sucesso do expressivo número de vendas?
S.S - O sucesso dos números é fruto da gestão focada em realizar experiências para o proprietário e propiciar um ótimo relacionamento com a carteira de clientes desde o início da sua jornada com a VCI. Nós não entregamos apenas um produto ao nosso comprador, nós possibilitamos a realização de sonhos de suas famílias que desejam viajar o mundo e ter férias incríveis, nós proporcionamos a valorização do patrimônio dos nossos proprietários. Prezamos pela transparência com os nossos clientes e isso se comprova na quantidade de frações múltiplas vendidas e com as vendas recorrentes e de indicações de quem já está atualmente em nossa base.
R.H - Qual o perfil do cliente que compra as cotas de multipropriedade da VCI? Como são realizadas as vendas e as vantagens oferecidas?
S.S - Os perfis são os mais variados, mas em maior parte, as famílias de 35 a 50 anos, pai, mãe e dois filhos. A VCI tem mais de dez pontos de vendas instalados em diferentes partes do Brasil, além da sua operação de vendas online, que cobre todo o território nacional e a operação itinerante, que roda o país num modelo pop-up e que hoje está indo para a sua 30ª cidade visitada. Para os proprietários, existe um programa de relacionamento que possui um clube de fidelidade, o VCI Club, que oferece vantagens e descontos em parceiros, estratégias de pontuação e resgate, além de uma associação a intercambiadora que conta com opções em mais de 4.300 hotéis pelo mundo.
“A VCI tem mais de dez pontos de vendas instalados em diferentes partes do Brasil, além da sua operação de vendas online que cobre todo o território nacional e a operação itinerante”
R.H - Quais as dificuldades que estão encontrando na implantação das unidades da bandeira Hard Rock no Brasil? Existe muito rigor da marca na padronização?
S.S - A Hard Rock International é uma empresa extremamente exigente quanto aos padrões de qualidade. E não poderia ser diferente, manter a tradição e a cultura de marca viva por tantos anos, e ainda assim, apresentar inovações e seguir as tendências contemporâneas, não é para qualquer um. A VCI já desenvolveu uma série de fornecedores no país e também já tem plantas exclusivas com outras empresas para a produção e fornecimento de itens exclusivos para os nossos hotéis.
R.H - A VCI tem planos para atuar com outras marcas internacionais?
S.S - Sim, a nossa operação despertou o interesse do mercado em conhecer o nosso modelo, que hoje é uma realidade consolidada e consequentemente, existem tratativas com outras marcas internacionais que serão anunciadas em breve.
R.H - Como é para uma empresa tão jovem ser reconhecida por premiações?
S.S - A VCI, que já figurou a lista das empresas mais inovadoras do setor pelo GRI Awards, tem em seu modelo de gestão a busca pela renovação e a inovação o tempo todo. O corpo técnico e executivo da empresa, têm profissionais com diversas formações e com as mais variadas culturas e experiências, vindos de empresas de outros setores inclusive. Desde o seu início, a VCI promove o olhar diferente e busca pelo novo. A nossa indicação ao Prêmio Reclame Aqui é a confirmação do excelente trabalho de atendimento que nós prestamos aos clientes, chancelado por quem é referência no Brasil. Para a VCI é uma honra estar no rol de finalistas dessas premiações, ainda mais sendo uma das empresas mais novas entre todos os concorrentes.