Campanha homenageia parceiros, membros e colaboradores, reforçando liderança da RCI na indústria da propriedade compartilhada, que cresce a passos largos e tem o Brasil como mercado muito estratégico na América Latina

Em 1974, a RCI foi criada como a primeira plataforma do mundo de intercâmbio de férias. Hoje, a empresa está consolidada como uma rede global de viagens que soma 3,8 milhões de sócios, mais de 4,2 mil resorts e hotéis afiliados em quase 110 países, além dos mais de 600 mil hotéis através da plataforma de viagens e outros benefícios que contribuem para que a experiência do cliente seja completa.

Estes são alguns dos números que estampam a história cinquentenária da líder mundial em serviços de viagens no setor da propriedade compartilhada e que vem comemorando o marco a partir de um calendário de ações realizadas nos vários países onde a empresa está presente e que tem foco em experiências exclusivas, benefícios, flexibilidades e oportunidades para parceiros afiliados e sócios, além de colaboradores.

Nomeada como 50 Semanas ao Redor do Mundo, a iniciativa conta com a participação de 50 hotéis exclusivamente selecionados e que estão oferecendo aos sócios uma experiência diferenciada durante a utilização de suas semanas. A campanha também conta com ação Sócio Influencer, pensada para brasileiros e focada no universo digital.

 

Nós conversamos com Juan Ignacio Rodriguez, Líder Global da RCI; Ana Laura Acevedo, VP Sênior de Desenvolvimento de Negócios para América Latina, Caribe, Europa, Médio Oriente e África; e Fabiana Leite, Diretora de Desenvolvimento de Negócios América do Sul da RCI. Em comum, todos eles estão em posição de liderança estratégica na companhia e têm estreitos laços com a América Latina, incluindo o Brasil.

Juan Ignacio é, sem dúvida, um dos nomes mais expressivos da indústria e sua trajetória profissional está intimamente ligada à região latino-americana: durante 25 anos ele esteve diretamente envolvido e foi responsável pela área de Business Development da América Latina, ascendendo para a mesma posição, em âmbito global até ser nomeado, em agosto deste ano, Líder Global da RCI.

Juan Ignacio: “O crescimento do Brasil ocorre a partir de bases muito sólidas” (Foto - Divulgação)

Uma reflexão para essa indústria

Ao fazer uma avaliação ao longo das últimas décadas, Juan Ignacio destaca que, embora a indústria tenha crescido e se desenvolvido nas diferentes regiões do mundo, os Estados Unidos, o México e o Brasil representam, juntos 85% das vendas mundiais de todo o mercado. Um ponto que chama a atenção da reflexão de Juan Ignacio é que mercados como Argentina, Colômbia e Venezuela, que já foram muito importantes no passado, estão menos agressivos e, consequentemente, estão menos representativos.

Enquanto isso, o Brasil é o que registrou o maior crescimento ao longo dos últimos dez anos. “Parte deste desenvolvimento está diretamente conectado ao tamanho da classe média e seu potencial de compra”, diz o executivo, que também reforça a papel dos empreendedores e dos colaboradores da RCI. “De um lado, os empreendedores estão empenhados no desenvolvimento do empreendimento e do destino. Muitos, inclusive, estão em seus segundo ou terceiro projeto. De outro, nós contamos com um time forte e comprometido em atender os hotéis e resorts afiliados da melhor maneira possível e entregando os melhores resultados. O crescimento do Brasil ocorre a partir de bases muito sólidas”, finaliza Juan Ignacio.

Fabiana Leite: “Em 2023 o Brasil totalizou mais de US$ 1,9 bi em volume de vendas” (Foto - Divulgação)

A depender do potencial, das oportunidades e dos esforços de empreendedores, dos profissionais da indústria e do time RCI, o mercado nacional seguirá o curso previsto. “Ter o Juan Ignacio como nosso Líder Global é muito importante. Ele conhece as regiões e isso coloca luz na América Latina, abrindo mais espaço para o futuro”, diz Fabiana Leite. Reconhecida por sua ativa liderança, ela chama a atenção para os dados de crescimento da indústria, no mercado nacional, em 2023: com 151.238 semanas comercializadas em 2023, o País somou crescimento de mais de 5,5% em relação a 2022 e mais de 54% em relação a 2019, totalizando mais de US$ 1,9 bi em volume de vendas.

Impacto das ações de 50 anos

Drinques diferenciados, jantares, tratamentos de spa, descontos e benefícios adicionais. Essas foram algumas das iniciativas – ao lado de uma ampla campanha de marketing contínua, voltada especialmente aos sócios – que foram preparadas graças ao apoio de hotéis e resorts afiliados ao redor do globo.

Mais de 3,8 milhões de sócios da RCI conseguem programar suas férias através de intercâmbio (Foto - Divulgação)

“Queríamos comemorar em grande estilo. Realizamos uma celebração de reconhecimento e gratidão em cada região”, diz Ana Laura Acevedo. Na avaliação da executiva, os objetivos alcançados ao longo deste ano comemorativo incluem a consolidação da liderança global da empresa, ao mesmo tempo em que se observou o fortalecimento do setor, atraindo mais investidores do setor hoteleiro e imobiliário para conhecer as enormes vantagens financeiras e operacionais de incluir uma proposta de clube de férias em seus produtos. “E, sem dúvidas, também comemoramos o aumento da atividade dos nossos membros, aproveitando as nossas incríveis promoções e assim, retendo mais membros na rede de viagens do RCI”, finaliza.

Ana Laura Acevedo: “Queríamos comemorar nossos 50 anos de atividades em grande estilo, realizando uma celebração de reconhecimento e gratidão em cada região” (Foto - Divulgação)