Campanha homenageia parceiros, membros e colaboradores, reforçando liderança da RCI na indústria da propriedade compartilhada, que cresce a passos largos e tem o Brasil como mercado muito estratégico na América Latina
Em 1974, a RCI foi criada como a primeira plataforma do mundo de intercâmbio de férias. Hoje, a empresa está consolidada como uma rede global de viagens que soma 3,8 milhões de sócios, mais de 4,2 mil resorts e hotéis afiliados em quase 110 países, além dos mais de 600 mil hotéis através da plataforma de viagens e outros benefícios que contribuem para que a experiência do cliente seja completa.
Estes são alguns dos números que estampam a história cinquentenária da líder mundial em serviços de viagens no setor da propriedade compartilhada e que vem comemorando o marco a partir de um calendário de ações realizadas nos vários países onde a empresa está presente e que tem foco em experiências exclusivas, benefícios, flexibilidades e oportunidades para parceiros afiliados e sócios, além de colaboradores.
Nomeada como 50 Semanas ao Redor do Mundo, a iniciativa conta com a participação de 50 hotéis exclusivamente selecionados e que estão oferecendo aos sócios uma experiência diferenciada durante a utilização de suas semanas. A campanha também conta com ação Sócio Influencer, pensada para brasileiros e focada no universo digital.
Nós conversamos com Juan Ignacio Rodriguez, Líder Global da RCI; Ana Laura Acevedo, VP Sênior de Desenvolvimento de Negócios para América Latina, Caribe, Europa, Médio Oriente e África; e Fabiana Leite, Diretora de Desenvolvimento de Negócios América do Sul da RCI. Em comum, todos eles estão em posição de liderança estratégica na companhia e têm estreitos laços com a América Latina, incluindo o Brasil.
Juan Ignacio é, sem dúvida, um dos nomes mais expressivos da indústria e sua trajetória profissional está intimamente ligada à região latino-americana: durante 25 anos ele esteve diretamente envolvido e foi responsável pela área de Business Development da América Latina, ascendendo para a mesma posição, em âmbito global até ser nomeado, em agosto deste ano, Líder Global da RCI.
Uma reflexão para essa indústria
Ao fazer uma avaliação ao longo das últimas décadas, Juan Ignacio destaca que, embora a indústria tenha crescido e se desenvolvido nas diferentes regiões do mundo, os Estados Unidos, o México e o Brasil representam, juntos 85% das vendas mundiais de todo o mercado. Um ponto que chama a atenção da reflexão de Juan Ignacio é que mercados como Argentina, Colômbia e Venezuela, que já foram muito importantes no passado, estão menos agressivos e, consequentemente, estão menos representativos.
Enquanto isso, o Brasil é o que registrou o maior crescimento ao longo dos últimos dez anos. “Parte deste desenvolvimento está diretamente conectado ao tamanho da classe média e seu potencial de compra”, diz o executivo, que também reforça a papel dos empreendedores e dos colaboradores da RCI. “De um lado, os empreendedores estão empenhados no desenvolvimento do empreendimento e do destino. Muitos, inclusive, estão em seus segundo ou terceiro projeto. De outro, nós contamos com um time forte e comprometido em atender os hotéis e resorts afiliados da melhor maneira possível e entregando os melhores resultados. O crescimento do Brasil ocorre a partir de bases muito sólidas”, finaliza Juan Ignacio.
A depender do potencial, das oportunidades e dos esforços de empreendedores, dos profissionais da indústria e do time RCI, o mercado nacional seguirá o curso previsto. “Ter o Juan Ignacio como nosso Líder Global é muito importante. Ele conhece as regiões e isso coloca luz na América Latina, abrindo mais espaço para o futuro”, diz Fabiana Leite. Reconhecida por sua ativa liderança, ela chama a atenção para os dados de crescimento da indústria, no mercado nacional, em 2023: com 151.238 semanas comercializadas em 2023, o País somou crescimento de mais de 5,5% em relação a 2022 e mais de 54% em relação a 2019, totalizando mais de US$ 1,9 bi em volume de vendas.
Impacto das ações de 50 anos
Drinques diferenciados, jantares, tratamentos de spa, descontos e benefícios adicionais. Essas foram algumas das iniciativas – ao lado de uma ampla campanha de marketing contínua, voltada especialmente aos sócios – que foram preparadas graças ao apoio de hotéis e resorts afiliados ao redor do globo.
“Queríamos comemorar em grande estilo. Realizamos uma celebração de reconhecimento e gratidão em cada região”, diz Ana Laura Acevedo. Na avaliação da executiva, os objetivos alcançados ao longo deste ano comemorativo incluem a consolidação da liderança global da empresa, ao mesmo tempo em que se observou o fortalecimento do setor, atraindo mais investidores do setor hoteleiro e imobiliário para conhecer as enormes vantagens financeiras e operacionais de incluir uma proposta de clube de férias em seus produtos. “E, sem dúvidas, também comemoramos o aumento da atividade dos nossos membros, aproveitando as nossas incríveis promoções e assim, retendo mais membros na rede de viagens do RCI”, finaliza.