Ter um spa no hotel eleva a percepção de luxo e exclusividade, oferecendo
uma experiência mais completa aos hóspedes
O estresse e a ansiedade são duas das causas que mais afetam a população mundial nos dias atuais. A preocupação com o trabalho, família, contas a pagar, frustações amorosas, dentre outras situações, acabam acarretando em consequências sérias de saúde para as pessoas. Tudo ainda foi potencializado com a pandemia da COVID-19. Olhando para o lado mais positivo em relação a isso, esse cenário fez com que elas buscassem experiências de relaxamento e autocuidado. Diante das oportunidades geradas por esse mercado, houve um aumento dos serviços oferecidos pelos hotéis em seus spas, pois eles adicionam um elemento de bem-estar e enriquecem a experiência do cliente, com um ambiente dedicado ao rejuvenescimento físico e mental.
A integração de um spa em um hotel oferece diversos benefícios que podem melhorar a experiência dos hóspedes e, ao mesmo tempo, agregar valor ao empreendimento. Um spa pode ser um grande diferencial na escolha de um hotel ou resort. Hóspedes que buscam relaxamento, bem-estar ou cuidados específicos podem preferir um hotel que ofereça esse tipo de serviço.
Além disso, ter um spa no hotel eleva a percepção de luxo e exclusividade, oferecendo uma experiência mais completa. Isso pode atrair um público mais exigente, que busca conforto e relaxamento além da estadia convencional. Outro ponto importante, é que o spa oferece uma nova fonte de renda, seja por meio de tratamentos, massagens, pacotes de bem-estar, ou a venda de produtos relacionados ao cuidado pessoal. Os hóspedes tendem a gastar mais dentro do hotel quando têm acesso a serviços complementares.
Hóspedes que frequentam spas frequentemente buscam estadias mais longas, já que muitos tratamentos de bem-estar requerem tempo para surtir efeitos. Isso pode aumentar a taxa de ocupação e o valor médio de cada reserva. Vale ressaltar também que um spa permite a criação de pacotes especiais para eventos como lua de mel, aniversários, ou até mesmo conferências corporativas que combinam relaxamento e negócios. Pacotes de “escapadas de fim de semana” com tratamentos no spa também são populares.
Em um mercado competitivo, o spa é um diferencial que pode destacar o hotel em relação aos concorrentes. Muitos viajantes consideram o spa um fator importante ao escolher acomodações. A experiência de um spa de alta qualidade pode criar uma conexão emocional com os hóspedes, aumentando as chances de retorno. Também pode ajudar a construir uma base de clientes fiéis que buscam o hotel como um refúgio de wellness. Ele pode reforçar a identidade e a imagem da marca do hotel, principalmente se ele se alinhar com conceitos de luxo ou sustentabilidade, aumentando a reputação e a visibilidade do hotel no mercado.
O foco crescente em saúde e bem-estar faz com que muitos hóspedes vejam o spa como um benefício necessário, especialmente aqueles que viajam a trabalho e buscam relaxar após longos dias. Um spa também pode promover um estilo de vida mais saudável, o que se alinha com tendências globais. A integração de um spa em um hotel oferece diversos benefícios que podem melhorar a experiência dos hóspedes (Foto - Freepik.com)[/caption]
Mercado de saúde, beleza e bem-estar
O faturamento das franquias do setor de saúde, beleza e bem-estar está em alta desde 2019, de acordo com dados da ABF - Associação Brasileira de Franchising. Em 2023, os ganhos somaram R$ 55,6 bilhões, alta de 17% em relação a 2022, o que representou 23% de toda a área de franquias. O Brasil, ocupando o quarto lugar no mercado global de estética e bem-estar, evidencia o crescente interesse dos consumidores por experiências que promovam o relaxamento e o autocuidado.
No ano passado, o turismo de bem-estar movimentou cerca de US$ 651 bilhões (R$ 3,19 trilhões) em todo o mundo, segundo dados da Research and Markets, e a expectativa é que o mercado global do setor alcance US$ 1,2 trilhão até 2027, um salto de 63% em relação a 2020.
O Naturo Spa, do NH Curitiba The Five, oferece opções de tratamentos e experiências para quem procura um momento de bem-estar. (Foto - Divulgação)
Experiências e tratamentos
O hotel NH Curitiba The Five, na capital paranaense, acaba de fazer um rebranding no seu spa, que agora se chama Naturo Spa e oferece opções de tratamentos e experiências para quem procura um momento de bem-estar. “Oferecemos diversas técnicas de tratamentos orientais e experiências imersivas absorvidas da medicina milenar chinesa e ayurvédica, como massagem ayurveda, shirodara, pindas, zen shiatsu, reflexologia, ventosa terapia, massagem craniofacial, massagem com bambu, quick massage, massagem com pedras quentes, sauna seca aromática e banho de imersão com ervas medicinais”, afirma Antonio de Albuquerque, Diretor do hotel. O Naturo trabalha também com as principais técnicas de massagens ocidentais, que têm uma base científica bastante sólida, como a massagem terapêutica, que é o grande diferencial, pois, além de auxiliar no relaxamento muscular, desfazendo os nós de tensões, também inclui alongamentos. Nesta técnica, está inclusa o pacote recovery, em que é adicionado a ventosa terapia, a liberação miofascial e o banho de gelo. “Com essas características, acabamos por atender muitos atletas que buscam meios eficientes de descanso muscular”, informa Albuquerque. Outras técnicas são a drenagem linfática, metodologias tradicionais, pós-operatório e o método Renata França (massagem das famosas), a qual inclui resultado imediato; e a massagem estética, como modeladora corporal, facial e método de revitalização. Antonio de Albuquerque: “Acabamos por atender muitos atletas que buscam meios eficientes de descanso muscular”. (Foto - Divulgação)
Já o Amanary Spa, do Grand Hyatt São Paulo, oferece diversos tratamentos voltados para a saúde e bem-estar, afinal eles andam lado a lado. Pensando nos mínimos detalhes para proporcionar uma experiência única de relaxamento e renovação, os tratamentos exclusivos combinam técnicas tradicionais com as mais modernas terapias para oferecer renovação. O Spa oferece uma ampla variedade de tratamentos corporais e faciais, cada um elaborado com ingredientes naturais de alta qualidade, demonstrando o compromisso em valorizar e respeitar a singularidade de cada indivíduo. Alguns dos tratamentos oferecidos são o Day Spa Conforto, Day Spa Sedução, Day Spa Exuberância, Day Spa Tranquilidade, Massagem com velas, Massagem Relaxante, Gift voucher - como uma opção de presente - e Amanary Club - plano de membership da academia. “Um spa vai muito além de um serviço extra no hotel. O Amanary, baseado no conceito do equilíbrio, tem o papel de um santuário no coração da metrópole São Paulo e foi criado para fornecer aos hóspedes e visitantes uma opção diferenciada para relaxamento e bem-estar do corpo e da mente. O Amanary Spa tem o objetivo de trazer tranquilidade e equilíbrio para pessoas que estejam de passagem ou que vivem na cidade mais agitada do País – aqui, todos encontram refúgio de uma vida agitada e podem desacelerar do cotidiano corrido”, comenta Gabrielle Espindola, Diretora Geral do Grand Hyatt São Paulo.
Gabrielle Espindola: “Um spa vai muito além de um serviço extra no hotel. O Amanary, baseado no conceito do equilíbrio, tem o papel de um santuário no coração da metrópole São Paulo”. (Foto - Divulgação)
Moderna infraestrutura
Os hotés buscam oferecer uma estrutura completa em seus spas, fazendo com que o hóspede ou o visitante tenham todo o apoio possível, seja em relação a produtos, profissionais especializados e equipamentos. No Naturo Spa, do NH Curitiba The Five, por exemplo, há uma sala que comporta três macas para atendimento de casal ou individual, uma sala com banheira de imersão, ducha e uma sauna seca aromática. “É importante frisar que todos os nossos produtos são livres de corantes, parabenos, petrolatos e ingredientes de origem animal. Com isso, optamos por usar cremes neutros nas massagens ocidentais e, nas orientais, trabalhamos com óleos essenciais, além do óleo de coco, gergelim, uva, abacate e calêndula, para equilibrar o biotipo de cada cliente conforme a sua necessidade”, diz Antonio de Albuquerque. Eles também usam ervas medicinais para os banhos de imersões e os escaldas pés. Ainda de acordo com o Diretor do hotel, são oferecidos chás de boas-vindas e água saborizada, e todos os profissionais têm curso na área de massoterapia com mais de 400 horas, além de, para atendimento de pacotes recovery e pilates solo, contarem com uma fisioterapeuta. “Fora a bagagem e experiência dos profissionais que trabalham no Naturo Spa, há um treinamento oferecido pela proprietária Evilin Torquato, graduada em Naturoterapia, Massoterapeuta, pós-graduada em Ayurveda, com vasta capacitação em diferentes técnicas de massagens ocidentais e orientais da medicina tradicional chinesa e ayurveda, e criadora da técnica de massagem integrativa, aplicando-a em spas desde 2020. Ademais, Evilin tem experiência internacional, com permanência na Índia, aprimorando conhecimentos na área da saúde integral e conhecendo o funcionamento de clínicas, hospitais e grandes spas ayurvédicos no berço das terapias milenares”, ele salienta.
No Naturo Spa há uma sala que comporta três macas para atendimento de casal ou individual, uma sala com banheira de imersão, ducha e uma sauna seca aromática. (Foto - Divulgação)
A estrutura do Amanary Spa conta com sete salas privativas de massagem, incluindo duas salas de casal, duas piscinas (interna climatizada e externa), saunas masculina e feminina, além de uma academia com equipamentos Technogym de última geração. Ele fica localizado no segundo andar do hotel e instalado em uma área de 700 m². “Falando em produtos disponíveis, o Amanary Spa possui amenidades de primeira qualidade da Granado à disposição, vestiários completos com chuveiros, toalhas, secadores, armários e cadeados para guardar os pertences. Em termos de atendimento, o spa conta com nove massoterapeutas, entre homens e mulheres, com conhecimentos essenciais em diferentes técnicas terapêuticas”, diz Carlos Eduardo Netto, Diretor de Operações do Gand Hyatt São Paulo. O hotel paulistano lançou recentemente o Day Spa Primavera, onde oferece uma experiência exclusiva de bem-estar, desenvolvida para revitalizar corpo, mente e alma. Esse tratamento aproveita o poder terapêutico da flor de calêndula, conhecida por estimular a vitalidade e promover a cura emocional. As pindas aquecidas são o grande diferencial deste day spa, combinando flores, ervas e sal que, ao serem aquecidos e aplicados na pele, estimulam o fluxo sanguíneo, promovem relaxamento e aliviam dores musculares. “O Spa Primavera pode ser realizado por todos os públicos e é muito comum que casais realizem esse momento juntos, recebemos pessoas sozinhas, claro, mas esses casais também estão presentes nesse procedimento”, afirma o Diretor de Operações.
Carlos Eduardo Netto: “Em termos de atendimento, o Amanary Spa conta com nove massoterapeutas, entre homens e mulheres, com conhecimentos essenciais em diferentes técnicas terapêuticas”. (Foto - Divulgação)
Saúde em foco
As técnicas e os tratamentos dos spas são muito procurados não só pela questão estética, mas também pelos benefícios que elas trazem para a saúde das pessoas. O Naturo Spa é um spa terapêutico, onde trabalham com as terapias integrativas para contribuir com o bem-estar integral dos clientes. Também proporcionam, através das terapias, inúmeros benefícios, tanto físicos, quanto mentais e emocionais. “Consideramos que a saúde vai muito além da ausência de doenças. Dessa forma, por meio das nossas experiências imersivas, das nossas massagens e dos banhos terapêuticos, é possível reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, promovendo relaxamento físico, melhora da circulação sanguínea, desintoxicação, revitalização da pele e melhora do sono, contribuindo para uma saúde integral, impactando em uma melhor qualidade de vida. É uma experiência bem projetada que vai além do tratamento físico, buscando criar um ambiente que promova o relaxamento, a cura e a conexão interior”, revela Antonio.
Os tratamentos oferecidos nos spas trazem benefícios à saúde dos hóspedes e visitantes. (Foto - Freepik.com)
Demanda por tratamentos e experiências
Seja por estética ou saúde, é possível identificar um aumento na demanda por tratamentos e experiências imersivas nos spas dos hotéis e resorts do Brasil. “Houve um aumento significativo no interesse pelas terapias naturais nos últimos anos, impulsionado por uma busca crescente por métodos que estimulem a saúde e o bem-estar, com muitos preferindo as terapias naturais para evitar o uso excessivo de medicamentos. Após a pandemia, não houve somente um aumento pela demanda de tal método terapêutico, mas houve também uma maior valorização por esses, e isto tem contribuído com a conscientização da importância de cuidar não somente do corpo, mas também da alma e do espírito, uma vez que o cuidado com essas três partes é o que nos leva a ter uma saúde integral, a qual vai impactar em todas as áreas de nossas vidas”, completa o Diretor do NH Curitiba The Five.
Segundo Gabrielle Espindola, após a pandemia, a busca por autocuidado e relaxamento aumentou muito. “Vemos uma demanda cada vez maior de visitantes e hóspedes na cidade mais agitada do País, e essas pessoas buscam por refúgio e descanso diariamente. Portanto, áreas verdes, spas e atividades físicas são muito procurados para auxiliar nessa descompressão que todos, igualmente, necessitam. Pensando em nosso público e em suas necessidades, desenvolvemos os pacotes das estações (verão, inverno, primavera e outono). A ideia é que as pessoas possam desfrutar daquilo que as estações oferecem de melhor dentro de uma metrópole como São Paulo. Essa, portanto, é a segunda vez que oferecemos o Spa Primavera, que tem a exclusividade do Grand Hyatt São Paulo, uma vez que foi desenvolvido por nossos colaboradores do Amanary Spa, dentro de um plano inteiramente pensado para os hóspedes e visitantes”, ela ressalta.
Maior complexo enoturístico do País
A sigla S.P.A. refere-se à abreviatura de “Sanitas per Acqua” do latim saúde através da água. Era o slogan encravado nas portas das termas romanas, que apregoavam a seus clientes proporcionar purificação e revitalização através de seus banhos termais. Assim, para ser considerado um verdadeiro Spa, o centro de saúde deve possuir uma fonte de água puríssima, através da qual todos os tratamentos serão conduzidos. Banhos de imersão, duchas, caminhos de água e todo tipo de tratamento que inclua a água com função terapêutica são a verdadeira definição de spa.
E no Vino.Spa essa regra é seguida à risca. O espaço está localizado dentro do hotel Spa do Vinho, o maior complexo enoturístico do País que fica no vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves (RS). Todos os clientes que se hospedam no hotel podem usufruir do Vino.Spa sendo já incluso em sua diária acesso a área de relaxamento do espaço que conta com uma moderna infraestrutura e isso compreende: piscina térmica terapêutica de água mineralizada, sauna úmida, caminho de pedras e solarium com vista panorâmica para o Vale dos Vinhedos. São oferecido serviço contínuo de frutas frescas, chás e água saborizada e atende também a clientes que não estão hospedados no hotel, mas todos os serviços requerem reserva antecipada.
[al-banner-meio-post]
Ao invés do uso do vinho (inadequado à pele pela presença de álcool), utilizamos os sub-produtos do processo de vinificação (o mosto, pele, bagaço, sementes, etc) como matérias-primas para a obtenção dos extratos polifenólícos utilizados em banhos, massagens e dermocosméticos.
O Vino.Spa está localizado dentro do hotel Spa do Vinho, o maior complexo enoturístico do País que fica no vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves (RS) (Foto - Divulgação)
De acordo com Deborah Villas-Bôas Dadalt, Sócia diretora do empreendimento, o Vino.Spa utiliza linha própria de produtos vinoterápicos, obtidos a partir dos polifenóis das uvas de seu magnífico terroir. “O principal ativo da nossa linha dermocosmética é o óleo puríssimo de sementes de uva, extraído a frio e de forma ancestral. A partir deste óleo desenvolvemos nossa exclusiva linha Vino.Spa de produtos para pele, cabelos e banho, que são utilizados em massagens ou tratamentos faciais e corporais. Inspiradas no melhor terroir da Serra Gaúcha, no coração do Vale dos Vinhedos, idealizamos a grife de cosméticos Vino.Spa. Elaborada com o mais puro óleo da semente de uva, extraído naturalmente por processo de prensagem e enriquecida com matérias primas selecionadas na própria natureza”, explica Deborah.
Ela enfatiza que o Vino.Spa é autentico, moderno e preza pelos cuidados essenciais de saúde, de beleza e de bem estar, sempre em harmonia com o meio ambiente. São produtos totalmente isentos de parabenos, cloretos, sulfatos, óleos minerais, derivados de animais e que não são testados em animais. “Nosso compromisso com a autenticidade e o esmero reflete até mesmo na perfumação, que se dá unicamente por fragrâncias naturais e óleos essenciais, agregando à linha os benefícios da aromaterapia. Nossas terapias corporais e faciais aliam extratos polifenólicos extraídos da vinha com as águas puríssimas e mineralizadas da própria fonte do complexo. Mais de 25 diferentes experiências proporcionam profundo relaxamento, em um clima de paz e contemplação. Cercado pela natureza do Vale dos Vinhedos, este grande centro dedicado ao bem estar prima em excelência e comprovada eficácia de protocolos e produtos”, conclui Deborah lembrando que o complexo possui premiação do World Travel Awards e foi eleito recentemente pelo público gaúcho como Top of Mind - Hotel mais Amado RS 2024.
Produtos e soluções aos spas
No mercado existem vários produtos e soluções para atender a demanda crescente para os spas. A Harus, um dos principais fornecedores de amenities para a hotelaria nacional enxerga grandes oportunidades nesse nicho de mercado, principalmente no que diz respeito à customização de experiências sensoriais. “Nosso objetivo é expandir a presença da Harus nos spas dos principais hotéis do Brasil, oferecendo produtos e soluções que proporcionem momentos únicos e inesquecíveis para os hóspedes. Para isso, contamos com uma vasta gama de produtos para o segmento de spas, que inclui desde linhas premium como Santapele, L’Occitane, Natura, até itens de bem-estar e cuidados pessoais desenvolvidos com ingredientes naturais e alta tecnologia. Além disso, estamos presentes em diversos spas de hotéis com nossos dispensers, que além de trazer produtos de qualidade e design elegante, são projetados com o foco na sustentabilidade, incluindo alternativas como o dispenser sachê com tecnologia de medição de volume”, destaca Luiz Roberto Magrin Filho, Diretor geral da Harus.
Luiz Roberto Magrin Filho: “Nosso objetivo é expandir a presença da Harus nos spas dos principais hotéis do Brasil” (Foto - Divulgação)
Outra aposta da Harus no segmento que ele enxerga com grandes possibilidades é a personalização. “Ela é um dos nossos carros-chefe. Acreditamos que cada spa deve refletir a essência de seu hotel e, por isso, adaptamos nossas soluções para atender as necessidades específicas de cada cliente – e isso inclui tanto grandes redes quanto pequenos meios de hospedagem. Assim, garantimos que todo o setor possa proporcionar uma experiência personalizada e exclusiva para seus hóspedes. Nos movimentamos para disponibilizar soluções e produtos de alta qualidade, produzidos com ingredientes naturais e sustentáveis – cada vez mais valorizados pelos hóspedes. Esses esforços se concretizam por meio de parcerias e também de lançamentos de linha própria, que atendem tanto às expectativas dos clientes quanto às demandas por práticas ambientalmente responsáveis. Os resultados têm sido bastante positivos, tanto em termos de adesão quanto no que diz respeito à satisfação dos hóspedes”, assegura Magrin Filho.
Ele lembra que ao desenvolver produtos para o segmento de spas, é preciso levar em consideração fatores diversos, como a experiência sensorial, a eficácia dos ingredientes, a sustentabilidade e o bem-estar do usuário. “Os produtos para esse nicho precisam ir além da entrega convencional, pois são pensados para tratamentos mais específicos e relaxantes, como massagens, banhos terapêuticos e rituais de beleza. Por isso, eles têm formulações mais ricas, texturas diferenciadas e fragrâncias que proporcionam uma imersão sensorial. A diferenciação está justamente no propósito dos produtos, que visam proporcionar uma experiência de luxo e cuidado personalizado. Por isso, buscamos sempre inovar e antecipar tendências. Nossa missão é oferecer soluções que não apenas atendam, mas superem as expectativas dos hóspedes e clientes. Além disso, nosso compromisso com a sustentabilidade é parte essencial do desenvolvimento de cada linha, garantindo que nossos produtos para spas estejam alinhados com as práticas de responsabilidade ambiental e a busca por uma experiência mais consciente”, concluiu Magrin Filho.
Aposta no segmento de spa
A Realgems, outro tradicional fornecedor de amenities para a hotelaria brasileira, também aposta no segmento de spa para crescer e consolidar ainda mais sua presença. Recentemente a empresa lançou uma nova linha, que inclui oito produtos específicos para proporcionar bem-estar e relaxamento, formulados com ingredientes naturais e orgânicos, garantindo uma experiência sensorial única. Com cremes, máscara e três opções de óleos, a Linha Spa está completa para quem busca um momento de autocuidado durante sua hospedagem. Entre os produtos estão: Creme de massagem neutro, Máscara facial de argila, Relaxante para pés, Escalda pés, Óleo de semente de uva para massagem, Óleo essencial tranquilidade, Óleo essencial energizante e Óleo essencial revigorante. “Essa linha foi lançada no mês de setembro, justamente para atender às demandas de produtos que ofereçam um cuidado premium e possam estar presentes em momentos de relaxamento, tornando a experiência de cada hóspede mais completa e a adesão está muito alta. Todos os produtos da linha Spa Realgems são formulados com ingredientes naturais e orgânicos, garantindo uma experiência sensorial única. Além disso, reforçamos nosso compromisso com a sustentabilidade, ao utilizar embalagens eco-friendly e processos especiais de produção que minimizam o impacto ambiental. E de olho nas oportunidades apresentadas pelo mercado, temos um departamento de projetos focado nas novidades não só da linha de spa como de cosméticos e produtos de higiene pessoal de alta performance”, destacou Renata Carvalho, Diretora comercial da Realgems.
Renata Carvalho, Diretora comercial da Realgems (Foto - Divulgação)
A Phytoervas também é outro tradicional fornecedor do setor que enxerga muitas possibilidades de crescimento. “O segmento de spas no mundo representa milhões de pessoas, clientes e hóspedes tendo uma experiência de autocuidado e saúde mental anualmente. Além disso é um mercado que movimenta a economia e a geração de empregos. No Brasil percebemos ser uma atividade em grande expansão, com infinitas possibilidades e modelos de negócios. Na hotelaria brasileira vemos os hotéis buscando se destacar dentre as inúmeras possibilidades e fidelizar os seus hóspedes através de experiências únicas.
A Phytoervas também é outro tradicional fornecedor do setor que enxerga muitas possibilidades de crescimento (Foto - Divulgação)
Utilizar o autocuidado e a melhoria na saúde mental é um fator determinante para a fidelização. A Phytoervas tem o modelo ideal para seu hotel disponibilizar este momento aos seus hóspedes”, enfatizou Eduardo Lisboa, Diretor comercial da Guest Solution que representa a Phytoervas.