Hoje em dia é comum ouvir falar em administração e gestão hoteleira por empresas especializadas. Mas, há 30 anos, o cenário da hotelaria brasileira pouco conhecia esses termos. Os empreendimentos vinham com bandeiras internacionais ou, então, eram de propriedade e gestão familiar. No Paraná, a terceira via (gestão terceirizada), começou com a Bristol, quando a oportunidade surgiu com o Bristol Metropolitan Flat, empreendimento que está no rol de hotéis da Rede ao longo de todos esses anos.
Essa trajetória teve início em junho de 1994 e, desde então, a Rede Bristol vem se consolidando no mercado devido a forma como administra seus empreendimentos. “Nossa administração apoia-se na hotelaria de serviços, pautados na tradição, transparência e no foco em resultados aos investidores. Em um país caracterizado por flutuações, sazonalidade e demandas variáveis, o segredo do sucesso da administração da Rede Bristol está nos pilares da capacidade de planejamento com precisão, estratégia de vendas e dinamismo nas decisões”, revela o CEO da Rede Bristol, Jorge Alves.
Satisfação do cliente: coração do hotel
Ao aprimorar processos de operações, a Rede Bristol consegue oferecer serviços mais eficientes, consistentes e personalizados, proporcionando uma experiência positiva aos hóspedes. Segundo ensina Jorge Alves, a boa e velha hospitalidade humana, que reside no coração dos hoteleiros, está no centro deste processo. “Hotéis que são capazes de entregar serviços eficientes, de qualidade e que atendam às expectativas dos clientes têm uma vantagem competitiva significativa”, diz Alves.
Jorge Alves: “Entregamos experiência positiva aos hóspedes” (Foto - Divulgação)
Empresa 100% brasileira, nascida em Curitiba (PR), a Bristol Hotéis & Resorts conta com capital nacional e hoje com 20 hotéis. A rede prepara-se para receber mais cinco empreendimentos que estão em fase de construção e concentra seus esforços na ampliação do mercado hoteleiro.
“Com a contratação da Rede Bristol, em 2006, já no primeiro mês de administração, tivemos distribuição de rendimentos, o que não vinha ocorrendo. A partir de então, nunca ficamos um só mês sem distribuição. Empresa séria e eficiente. Transparência e lealdade é o que tenho observado nesses 18 anos de convivência com a Rede Bristol.”
Investidor Bristol International Airport Hotel, em Guarulhos (SP), há 18 anos
Rede Bristol prepara sucessão
Gestão da Rede Bristol passa por transição suave com estratégia forte
Desde 2015, Jorge Alves está preparando uma nova liderança da Rede Bristol. Logo, a segunda geração da família de hoteleiros vai assumir a gestão dos empreendimentos – o que acontece de forma gradativa e tranquila. Elayne Alves, filha mais nova do casal Jorge e Tânia, seguirá os passos do pai como CEO da Rede. Em entrevista exclusiva para a Revista Hotéis, Elayne mostra um pouco da sua personalidade profissional, que vem sendo formada como hoteleira “desde criança”.
As viagens estiveram sempre presentes na infância de Elayne Alves. Nascida em Salvador (BA), Elayne sempre acompanhou as viagens da família, que fez de Curitiba (PR) seu lar. Formada em Direito pela Universidade de Coimbra – Portugal, e especializada em Direito Empresarial pela mesma instituição, iniciou sua trajetória profissional na hotelaria criando um departamento jurídico na Rede Bristol.
Como uma verdadeira trainee, ela passou por vários departamentos dentro da empresa, até assumir gradativamente a gestão corporativa juntamente com seu pai, hoje atuando como Diretora Executiva da Rede Bristol Hotéis & Resorts. “O Direito me ajuda 100% em meu trabalho. Com o meu conhecimento jurídico consigo tomar decisões estratégicas com mais facilidade, pois enxergo falhas e riscos mais facilmente do que os outros profissionais. A combinação do conhecimento jurídico e hoteleiro me oferece vantagem e agilidade nas decisões para a empresa”, revela.
Elayne Alves: “Assumir como CEO uma rede com tanta tradição é uma grande responsabilidade, mas me enche de orgulho e alegria” (Foto - Divulgação)
Por outro lado, há o desafio de gerenciar hotéis em um país de dimensões continentais. Ao mesmo tempo em que há a padronização da rede, é preciso manter as características regionais de cada empreendimento. “É como se a gente mudasse de país quando vai para um hotel em outro Estado. É preciso ter dinamismo e empatia”, diz, reforçando o respeito às particularidades do Brasil e valorizando a cultura regional.
“Ser um investidor Bristol tem sido uma jornada emocionante e gratificante. Nossa parceria resistiu a muitos desafios, incluindo a turbulência da pandemia, mas a dedicação da equipe, a abordagem inovadora e os resultados consistentes nos mantiveram confiantes em nosso investimento. Superamos obstáculos juntos e agora estamos ansiosos para projetar novos investimentos e um futuro ainda mais promissor."
Investidor do Bristol Zaniboni Hotel, em Mogi Mirim (SP), há 12 anos
Desafios
Aos 38 anos, não é fácil desbravar o caminho das lideranças da hotelaria. Elayne atua em um setor em constante mutação e evolução, acelerada pelo contexto socioeconômico. “O principal desafio da Hotelaria hoje é se manter estável em um mercado instável, principalmente no mundo pós-pandemia, onde os desejos dos consumidores mudaram muito, bem como, a visão dos colaboradores. Temos que achar um equilíbrio, sem margem para erro”, diz.
Entre os desafios diários de sua rotina estão as ações que fortalecem a cultura da rede, que passa do colaborador até o consumidor final e que reflete diretamente nos resultados entregues aos investidores da Bristol. Entretanto, uma de suas motivações está no contato constante com a equipe de colaboradores: “Sei que por trás da minha mesa tem cerca de 600 famílias que precisam do meu trabalho. A vida delas depende do meu esforço e dedicação; a responsabilidade é grande, mas me enche de orgulho e alegria”, reforça Elayne.
Perspectivas para crescer
Se para o mercado hoteleiro o compromisso ESG - Environmental, Social and Governance é a grande inovação, para Elayne e a família Bristol é uma prática essencial que sempre existiu, mas com outras nomenclaturas. “Há o princípio da função social da empresa no Direito, que consiste no fato de que a empresa não é um ente que visa exclusivamente o lucro, devendo contribuir positivamente para a sociedade. E na Bristol, mesmo antes da popularização da ESG, sempre tivemos atenção com uma atuação humanizada e cuidadosa”, revela Elayne, reforçando que no viés ambiental, a linha de amenities da rede é totalmente biodegradável, vegana e livre de parabenos. Além disso, nos empreendimentos mais novos ou em que há condições, existe a instalação de placas solares para o uso de energia renovável e o reuso da água da chuva. Para Elayne, “ainda tem muito para ser feito; a gente está no caminho”.
Adriana Alves reestrutura área de expansão da Rede
As mudanças na Bristol mantêm os caminhos abertos para a expansão. Ao completar três décadas, a Rede Bristol Hotéis & Resorts passa a ter a gestão de Adriana Alves na área de Novos Negócios. Desde o início, ela esteve presente na história da Rede, ao lado do seu pai, Jorge Alves.
Até 2023, Adriana ocupou diversas posições e cargos na empresa e, em 2024, passou a responder como CMO e Novos Negócios da Rede Bristol. “É muito sensível para um empreendedor entregar seu hotel para uma administradora. Além da competência técnica existe um elemento humano e afetivo importante. Nosso compromisso é com a valorização do patrimônio por meio da rentabilidade, que acompanho de perto”, diz Adriana.
Rede Bristol mostra seus números
Ao longo de 30 anos de trajetória, os empreendimentos da Rede são representados por vários índices e números importantes para a hotelaria nacional. Confira!
Atendimento Bristol: grande diferencial para o sucesso
Experiência ganha significado na Bristol, com a hospitalidade que supera expectativas
O conceito de atendimento excelente é levado à risca na Rede Bristol. Afinal, a rede tem por tradição a “arte de bem servir”, como cordialidade, sorriso no rosto e sem a medida de esforços para atender os stakeholders dos empreendimentos. “Quando falamos em serviço, estamos falando de todos os processos do hotel, desde a reserva até o cuidado com o quarto ou com a despedida do hóspede”, conta a CMO e Novos Negócios da Rede Bristol, Adriana Alves.
Adriana Alves: “O acesso ao portal do investidor permite o acompanhamento das operações e resultados do seu empreendimento conosco” (Foto - Divulgação)
Em todas as categorias, os clientes da Rede Bristol podem esperar um serviço de qualidade. Os colaboradores passam pelo treinamento, mas também recebem o mesmo tratamento dos gestores. “Tratamos nossos colaboradores da forma como gostaríamos que eles tratassem nossos clientes, ou seja, eles refletem nossos valores”, explica Adriana.
“Para alavancar nossa ocupação, elevar a diária média e impulsionar os lucros, reconhecemos a necessidade de um parceiro que nos proporcionasse uma presença nacional e nos capacitasse a competir com os demais hotéis de rede em nossa região. A escolha da Bristol como nosso parceiro foi decisiva, e após três anos juntos, estamos extremamente satisfeitos com os resultados alcançados. A integração à sua marca fortaleceu significativamente nossa posição no mercado nacional, aprimoramos nossos padrões de serviço aos clientes, expandimos nossa oferta de serviços, ampliamos nosso poder de negociação e alcançamos economias de escala com nossos fornecedores. Como investidores, estamos plenamente satisfeitos com o retorno financeiro que nosso hotel obteve sob a gestão da Bristol, que se destaca pela sua qualidade, flexibilidade, transparência e reconhecimento dos clientes."
Investidor Bristol Sabrina Hotel de Charme, em Joinville (SC), há três anos
Para os investidores, a Rede Bristol considera os pilares da transparência e solidez em sua gestão. Eles possuem acesso aos dados de desempenho dos hotéis, por meio de uma plataforma online própria e exclusiva. “O acesso ao portal do investidor permite o acompanhamento das operações e resultados do seu empreendimento conosco”, conclui Adriana Alves.
Além da rentabilidade, a preservação do patrimônio também é essencial, com realizações constantes de retrofit.