Edgar J. Oliveira em 01/11/2024 E Edgar J. Oliveira
Flávia Araújo Badaró pretende democratizar e expandir a ABIH/MG
Ao assumir esse cargo, Flávia vai conciliar com o de Diretora da San Diego Hotéis,
Ao assumir esse cargo, Flávia vai conciliar com o de Diretora da San Diego Hotéis,
Paulo Salvador viveu 18 anos na França e Alemanha tendo participado de vários projetos de inovação, transformação de negócios e M&A em diversos países
A Trul Hotéis foi criada em 2016 como uma operadora multimarcas com o conceito da customização hoteleira contando com a expertise de André Bekerman, Luciano Carvalho e Alejandro Moreno. O objetivo é encontrar possibilidades de criar parcerias para ter opções para oferecer para os diferentes projetos. Em 2023, a Trul Hotéis fechou 11 contratos de hotelaria e multipropriedade e faturamento de R$ 198 milhões que surpreendeu.
Manoel Cardoso Linhares, o Baixinho, como é conhecido por todos, é uma figura carismática que se transformou num ‘gigante’ em defesa dos interesses da hotelaria no Brasil. Empresário bem sucedido nos ramos de construção civil, postos de combustíveis, mercado imobiliário e hotelaria, ele deixou seus negócios nas mãos de seus filhos para se dedicar de ‘corpo e alma’ na luta dos grandes pleitos do setor e virou figura muito conhecida nos bastidores do Congresso Nacional. Ele já mostrou várias vezes que tem poder de mobilização de muitos hoteleiros em defesa de temas como a aprovação da manutenção do PERSE que teve cerca de 1.300 hoteleiros de várias partes do Brasil, graças ao apoio de entidades ligadas ao setor.
Há 27 anos atrás entrava em operação o hotel Ouro Minas, o primeiro empreendimento padrão cinco estrelas da capital mineira. Focado em receber o público de lazer, assim como o corporativo, o hotel continua sendo uma referência de hospedagem de alto padrão. E para se manter ainda mais competitivo no mercado, está com uma reforma em cursos que demandará investimentos de R$ 30 milhões para se adequar a bandeira Dolce by Wyndham.
Mesmo não alcançando patamares próximos aos níveis de 2018, a hotelaria gaúcha estava se recuperando da pandemia da COVID-19 e alcançando boas taxas de ocupação. Mas no início do mês de maio as fortes chuvas e inundações que ocorreram em praticamente todo o estado, tiveram um forte impacto. A região metropolitana da capital, as cidades da região da costa doce e as do extremo Sul foram todas afetadas por inundações generalizadas e alguns hotéis ainda permanecem fechados e sem perspectivas de quando vão retomar às atividades.
Em 1988, um jovem de 17 anos se arriscou numa aventura ao reativar o antigo catálogo de vendas de sua mãe e conseguiu vender dois mil ovos de páscoa. Mas quando foi fazer o pedido ao fornecedor, descobriu que por aquele catálogo ser antigo, a empresa não possuía mais o produto para entregar. Mas a venda estava feita, ele contava com essa comissão para ajudar nas despesas da casa e cumprir com a promessa de venda junto ao cliente. Mas o que fazer?
As mulheres estão conquistando cada vez mais cargos de liderança na hotelaria e Vanessa Martins é um bom exemplo, pois ela foi promovida a nova Diretora de Área da Marriott no Brasil. Seu desafio é criar ainda mais sinergia entre as propriedades e as ações da Marriott no Brasil e expandir o portfólio de várias marcas mundiais. Em breve a capital paulista terá as marcas The Westin São Paulo e o W São Paulo e vê oportunidades de crescimento com a marca City Express by Marriott no País.
A Laghetto Hotéis, fundada em 1989, cresceu de forma significativa nos últimos dez anos, alcançando a marca de maior rede de hotéis da Serra Gaúcha. Atualmente, administra 23 hotéis, em sete destinos e em três capitais, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. Entre os diferenciais da administradora está a abordagem centrada em acolher e bem receber o hóspede, sua capacidade de se adaptar rapidamente às demandas do mercado e seu compromisso com a excelência operacional.
No dia 1° de janeiro desse ano Tiago Altenburg assumiu a presidência da Altenburg, uma das maiores indústrias têxteis do Brasil e com forte presença no segmento hoteleiro. Engenheiro têxtil formado pelo SENAI-CETIQT - RJ, desde jovem ele já acompanhava todas as reuniões de diretoria da empresa comandada pelo seu pai Rui e passou por várias áreas e aprimoramento através de cursos.
O Grupo Tauá nasceu de um pequeno sítio da família Ribeiro em Caeté, região próxima à Belo Horizonte. E com muito trabalho, dedicação e movidos pela paixão da arte da hospitalidade, foi crescendo e hoje se transformou num dos maiores grupos hoteleiros de recursos próprios no Brasil. Lizete Ribeiro se envolveu nessa operação hoteleira familiar ainda bem jovem e acompanhou todo o crescimento, movida pela paixão de crescer e de conquistar. A cultura impregnada em todos os emocionadores, do sorriso do acolhimento da paixão e servir, são um dos segredos do sucesso do Grupo que pretende fechar 2023 com um faturamento de R$ 450 milhões.
A Bourbon Hotéis e Resorts iniciou às atividades em 1963 devido a necessidade da família Vezozzo ter nova fonte de renda para suprir os danos da plantação de café dizimada por uma geada negra no Norte do Paraná. A opção de transformar um edifício que estava sendo construído para ser residencial na unidade de Londrina recebeu grande apoio dos familiares para iniciar a operação e o nome Bourbon foi escolhido para homenagear a variedade de café que eles cultivavam.
A VCI S A está trazendo para o Brasil, através de licenciamento, a marca Residence Club at the Hard Rock Hotel. E para esse desafio conta com os investidores Urca Capital Partners e o Itaú BBA. O modelo utilizado é a multipropriedade e a operação comercial da companhia já bateu R$ 2 bilhões em vendas e ainda tem um potencial imenso pela frente para novos recordes.
A rede francesa B&B HOTELS surgiu há 30 anos voltada a atender o segmento budget, os famosos cama confortável e um bom café da manhã. E diante das oportunidades apresentadas no Brasil, já se posiciona de maneira bem competitiva e com o objetivo de se tornar um player relevante no mercado, trabalhando com inovação e praticidade.
No Brasil se cunhou que existem algumas leis que pegam e outras que não pegam. A LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais entrou em vigor em agosto de 2018 para dar maior proteção aos dados e à privacidade dos cidadãos brasileiros. Como era necessário fazer os ajustes, com isso aconteceu a pandemia e as multas estava ‘demorando’ para serem aplicadas, muitos achavam que a LGPD era mais uma das tais leis que não iria pegar no Brasil.
A GAV Resorts iniciou suas atividades em 2014 no município paraense de Salinópolis, distante 220 km da capital e com cerca de 45 mil habitantes. Na época era apenas um destino regional e com muito pouco infraestrutura para receber os turistas. Para iniciar as atividades levou em consideração as praias paradisíacas, alta gastronomia, uma cultura forte e um povo acolhedor. E essa aposta deu certo e fez com que Salinópolis se despontasse no cenário nacional do turismo, contando com uma moderna infraestrutura. Isso incentivou a GAV Resorts a escolher outros destinos para desenvolver projetos turísticos imobiliários.
Paulo Mancio dedicou 20 anos de trabalho a Accor e teve papel importante no crescimento e consolidação da rede hoteleira francesa dirigindo projetos de implantação de diversos hotéis nas Américas. Atingiu o cargo máximo que um executivo almeja em sua área de atuação, mas buscando continuidade internacional a sua carreira, aceitou no ano passado o convite para ser Vice-presidente global de desenvolvimento hoteleiro do Damac. Com sede em Dubai, esse é um dos maiores grupos de real estate da região dos Emirados Árabes com presença em mais de 15 países e mais de 40 projetos internacionais de grande amplitude.
A HotelInvest possui mais de 23 anos de atuação no segmento hoteleiro oferecendo soluções que compreendem consultoria e assessoria estratégica e englobam desde a fase da ideia inicial de investimento em hospitalidade até a operação dos empreendimentos e das empresas hoteleiras. Em parceria com o FOHB divulgou recentemente a 17ª edição do Panorama da Hotelaria Brasileira que apontou que o setor começou a ver o impacto da COVID-19 pelo retrovisor.
Após atuar em grandes empresas como a BRF, Citibank e a MaxHaus, uma incorporadora residencial, o executivo Eduardo Malheiros assumiu ano passado o comando do Grupo Leceres (antiga GJP). Uma das primeiras medidas adotadas em sua gestão foi formar um bom time de assessores que ele considera Dream Team e mais recentemente mudou o nome para Grupo Wish. O objetivo é qualificar os serviços a níveis internacionais e gerar resultados para os acionistas.
A rede hoteleira Accor criou recentemente a plataforma de compras Astore, em substituição aos serviços que eram oferecidos internamente pela área de compras. O objetivo é oferecer um ótimo atendimento, condições comerciais competitivas e produtos e serviços da mais alta qualidade para o mercado hoteleiro e outros setores que fazem uso de uma cadeia de suprimentos. A taxa de intermediação a ser cobrada por tudo isso é zero.
Mesmo enfrentando os impactos da variante Delta da COVID-19 no primeiro trimestre de 2022, o setor hoteleiro conseguiu se recuperar e teve uma boa performance ano passado com taxas de ocupação similares a 2019. Na perspectiva macroeconômica, a demanda hoteleira reage a taxa de crescimento da economia, ao custo do transporte & ao câmbio. Mas o baixo número de aberturas de novos hotéis em 2023 adicionados as operações fechadas durante a pandemia representam um fator favorável a taxa de ocupação.
Francisco Costa Neto foi um dos responsáveis por trazer a indústria de timeshare para o Brasil e ajudá-la a se desenvolver, o que trouxe um grande impacto para a hotelaria no Brasil. Nos 13 anos que esteve à frente da Aviva (detentora das marcas Hot Park, Rio Quente Resorts e Costa do Sauípe) ele alavancou R$ 1 bilhão de investimentos e montou o maior clube de férias e operação de timeshare da América do Sul.
Visando dar competitividade a hotelaria independente no Brasil, a Ameris iniciou as atividades em 2018. Utilizando o conceito soft brand e agregando o poder de vendas, de compra, padrões, procedimentos e tecnologia, hoje a Ameris já tem 350 hotéis afiliados com mais de 20.000 quartos. Está presente em todos os estados e em mais de 200 cidades brasileiras e presença no Uruguai, Paraguai, Chile e Argentina.
A ABMotéis – Associação Brasileira de Motéis está completando dez anos de atividades e tem muito a comemorar. Alguns anos atrás a motelaria não era uma atividade bem vista pelas autoridades. Então muitos motéis no Brasil eram construídos nos arredores das cidades ou nas marginais das rodovias. Mas essa situação foi mudando aos poucos graças aos investimentos cada vez mais constantes na modernização somados a falta de leitos para atender a demanda de hóspedes na Copa do Mundo de 2014, essa atividade se consolidou como um importante meio de hospitalidade.